Exames Complementares
Documentação fotográfica da circulação vascular da retina, através da injeção de contraste (fluoresceína sódica) endovenoso. Indicada para diagnóstico de várias doenças de retina, especialmente vasculares. O paciente deve estar em jejum de 2 horas por causa do contraste e a pupila deve ser dilatada.
Medida do comprimento axial do globo ocular, através de uma sonda ultrassônica. Indicada para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata e cuja medida não foi possível obter pelo método de interferometria a laser (biometria óptica). Exame indolor, necessária apenas a instilação de colírio anestésico.
Medida da curvatura da córnea e do comprimento axial do globo ocular, através de interferometria a laser. Indicada para pacientes que serão submetidos à cirurgia de catarata. É o método mais avançado para cálculo da lente intraocular. Exame rápido e indolor, não é necessário o uso de nenhum colírio.
A Clínica Focus dispõe de dois equipamentos de biometria óptica: IOL Master 700 (Zeiss), considerado o padrão ouro no mundo em biometria, e o AL Scan (Nidek), equipamento também de alta qualidade.
Exame que mede a visão periférica. No exame de rotina, o médico oftalmologista, ao mostrar as letras, está medindo apenas a visão central. Porém, doenças que afetem apenas a visão periférica, como o glaucoma e doenças neurológicas, exigem o exame de campimetria para avaliação do grau de comprometimento visual. Exame indolor, não é necessário o uso de nenhum colírio, exige um maior tempo de exame (cerca de 5 minutos para cada olho).
Medida da curvatura da córnea e simulação de seu relevo em mapas coloridos, feita por computador. Indicada para programação adequada de cirurgias de catarata e cirurgias refrativas, para o diagnóstico precoce de doenças corneanas, como o ceratocone. Idealmente, o paciente deve estar há pelo menos 2 dias sem lentes de contato. Exame rápido e indolor, não é necessário o uso de nenhum colírio.
Avaliação detalhada das estruturas do fundo do olho: retina, nervo óptico e arcadas vasculares. Necessária a dilatação da pupila.
Faz a fotografia da camada mais interna da córnea, o endotélio, e através do computador realiza a contagem das células endoteliais. Indicada para pacientes que serão submetidos à cirurgia de córnea (cirurgias refrativas, crosslinking) e cirurgia de catarata. Exame rápido e indolor, não é necessário o uso de nenhum colírio.
Medida da espessura da córnea por ultrassom. Indicada para pacientes que serão submetidos a cirurgias corneanas e no diagnóstico do glaucoma. Exame rápido e indolor, necessário apenas o uso de colírio anestésico.
Fotografia em alta definição da retina. Útil para documentar doenças retinianas e para análise em detalhe da retina. Exame rápido e indolor, às vezes é necessária a dilatação da pupila.
Fotografia em 3D do nervo óptico, essencial no seguimento do glaucoma. Exame rápido e indolor. Necessária a dilatação da pupila.
Fotografia especial da retina, usando filtros especiais, indicada para avaliar e acompanhar algumas doenças que acometem o epitélio pigmentar da retina. Exame rápido e indolor, é necessária a dilatação da pupila.
Exame que permite análise detalhada das camadas da retina, a nível microscópico, extremamente útil no diagnóstico de todas as doenças de retina e vítreo. É o principal exame para o diagnóstico e seguimento das doenças de retina. Também tem indicação no diagnóstico e acompanhamento do glaucoma, aumentando muito a precisão da análise do dano glaucomatoso. Exame rápido e indolor, não é necessário o uso de nenhum colírio.
É a última novidade em exames complementares de retina. Permite a angiografia da retina sem contraste, usando apenas o laser. Não elimina a necessidade da angiografia por contraste em alguns casos, mas diminuiu muito a necessidade do exame contrastado. Útil principalmente nas doenças da mácula, como a DMRI exsudativa. Exame rápido e indolor, não é necessário o uso de nenhum colírio.
Na fase de pré-consulta, juntamente com os já habituais exames de refração (medida do grau dos óculos) e tonometria (medida de pressão ocular) computadorizados, a Clínica Focus dispõe de um retinógrafo automatizado, que realiza, de maneira rápida, uma imagem do fundo do olho de alta qualidade. Assim, ao entrar para a consulta, o exame de fundo do olho já foi realizado e transferido para o computador de seu médico.
O exame com este equipamento dispensa com frequência a dilatação da pupila, diminui o tempo de espera durante o atendimento, além de melhorar a qualidade dos diagnósticos das doenças que afetam o fundo do olho (retina e nervo óptico), por oferecer imagens de altíssima resolução, melhores que as dos retinógrafos convencionais.
O exame de aberrometria mede as aberrações oculares, tanto aquelas originadas na córnea, quanto aquelas originadas pelo cristalino. Exame muito importante nos procedimentos refrativos e, sobretudo, para a escolha das lentes intra-oculares na cirurgia de catarata ou de extração do cristalino transparente com finalidade refrativa. A Clínica Focus possui o equipamento de aberrometria mais utilizado em todo o mundo, o OPD Scan III (Nidek). Além de aberrômetro, o OPD Scan III é um excelente topógrafo de córnea.
O exame de tomografia de córnea é utilizado para avaliar não só a curvatura anterior da córnea (medida também pelos topógrafos), mas para medir a curvatura posterior, construção em 3D da córnea e mapa de espessura da córnea (mapa paquimétrico), gerando análises fundamentais tanto na cirurgia refrativa a laser quanto na programação de lentes intraoculares a serem implantadas na cirurgia da catarata ou na extração do cristalino transparente com finalidade refrativa. A Clinica Focus dispõe do Galilei G4, um dos melhores tomógrafos do mercado.
Exame indolor utilizado para estudar o sistema de drenagem do olho e fundamental para classificar o tipo de glaucoma. É realizado dentro do consultório e não é necessário a dilatação de pupilas.
Exame indicado para ver a capacidade de drenagem do humor aquoso. Tem duração de aproximadamente 1 hora. É indicado para diagnosticar e acompanhar pacientes com suspeita de glaucoma ou glaucoma já instalado.
Exame utilizado para verificar o comportamento da pressão intraocular ao longo do dia. O paciente permanecerá na clínica durante todo o dia e a pressão será aferida a cada duas horas. Não é necessário a dilatação de pupilas.