Cirurgias e Procedimentos

A cirurgia de catarata consiste na extração do cristalino opaco (catarata) e implante de uma lente intraocular artificial.

Lente Intraocular Multifocal

A CLÍNICA FOCUS utiliza a moderna técnica de facoemulsificação. Nesta técnica, através de uma microincisão de cerca de 2 mm, a catarata é quebrada e aspirada. Por essa mesma incisão é então implantada uma lente intraocular dobrável.

Dentre os benefícios de uma microincisão, podemos citar:

  • Recuperação visual mais rápida (24 a 72 horas após a cirurgia já se atinge a visão definitiva).
  • Melhor acuidade visual final.
  • Menor necessidade de repouso e retorno mais rápido às atividades cotidianas.
  • Maior previsibilidade do resultado final.
  • Não exige pontos.

As possíveis complicações são: infecção, descolamento de retina, hemorragias, entre outras. Embora haja riscos, como toda cirurgia, estes são muito pequenos e a chance de sucesso na cirurgia de catarata é muito alta.

A CLÍNICA FOCUS tem tido sucesso na maioria dos pacientes, oferecendo melhora na qualidade de visão e de vida, com pouco ou nenhum desconforto durante ou após a cirurgia.

Com a evolução da técnica de cirurgia e o desenvolvimento das lentes intraoculares, a cirurgia de catarata passou a ser uma oportunidade para também diminuirmos ou eliminarmos a necessidade do uso de óculos.

A CLÍNICA FOCUS utiliza as mais modernas lentes intraoculares, que podem ser:

  • Lentes monofocais: corrigem a visão de longe. A critério do médico, podem ser utilizadas em um olho para longe e no outro olho para perto, método chamado monovisão, que oferece independência parcial dos óculos também para perto.
  • Lentes monofocais tóricas: permitem a correção de astigmatismo preexistente.
  • Lentes bifocais ou trifocais: proporcionam visão para longe e perto simultaneamente, indicadas em casos selecionados. Têm a vantagem de maior independência dos óculos e a desvantagem de diminuição da sensibilidade ao contraste, que interfere de certa maneira na qualidade de visão.
  • Lentes bifocais ou trifocais tóricas: permitem adicionalmente corrigir astigmatismo preexistente.
  • Lentes de foco estendido: são a mais recente novidade em lentes intraoculares. Corrigem a visão de longe e de perto sem praticamente perda de sensibilidade ao contraste, facilitando a adaptação do paciente após o implante. Em comparação com as lentes bifocais e trifocais, oferecem melhor qualidade de visão de longe e intermediária, e pior visão para leitura próxima.

Muitos pacientes desejam se tornarem independentes dos óculos ao se tornarem présbitas (dificuldade de ver de perto). Estes pacientes frequentemente também necessitam de óculos para longe, por terem miopia ou hipermetropia associada. Naqueles com hipermetropia e presbiopia, que já estão acima dos 50 a 55 anos de idade, é possível obtermos essa maior independência dos óculos tanto para longe quanto para perto com o implante de lentes intra-oculares multifocais. A técnica utilizada é exatamente a mesma já amplamente usada para tratar os pacientes portadores de catarata. A Clínica Focus oferece esse procedimento, desde que o paciente tenha as condições necessárias para uma cirurgia que ofereça o resultado desejado.

Pterígeo

A CLÍNICA FOCUS utiliza a técnica mais moderna e eficiente para a remoção do pterígeo, o transplante conjuntival.

 

Após a remoção do pterígeo, a área que fica aberta é recoberta com um enxerto de conjuntiva, retirada do mesmo olho, em geral da parte superior do globo ocular. Esta técnica permite resultados mais estéticos, com cicatrizes mais claras, e reduzida chance de recidiva.

Usadas para administração de medicamentos na cavidade vítrea (fundo do olho), que tem contato íntimo com a retina. As injeções são indicadas para o tratamento de doenças da retina, tais como Degeneração Macular Relacionada à Idade forma úmida, edema macular do diabético, oclusões vasculares e inflamações oculares.  São realizadas sob anestesia tópica, às vezes complementada por injeção de anestésico subconjuntival.

O calázio é um cisto benigno, muito comum, que se forma na pálpebra espontaneamente ou após a ocorrência de hordéolo (terçol).

A maioria dos calázios regride espontaneamente dentro de alguns meses. Se não regredirem, podem ser removidos através de uma curetagem do seu conteúdo, numa cirurgia rápida, sem pontos, mas que exige anestesia local da pálpebra.

Na cirurgia de catarata, a lente intraocular é implantada sobre uma membrana natural do olho, que antes revestia o cristalino, chamada cápsula posterior. No momento da cirurgia, esta membrana, a cápsula, é totalmente transparente.

Como a cápsula é um material biológico, com o tempo ela pode sofrer um processo de opacificação. Como ela está logo atrás da lente, a visão será então prejudicada.

O tratamento é muito simples. Utilizamos o Yag Laser para cortar a cápsula na área da pupila e restituir a visão que o paciente tinha logo após a cirurgia. Este procedimento, se necessário, é definitivo, não exigindo repetições do tratamento. Indolor e rápido. É necessária a dilatação pupilar.

Crosslinking

Indicado para estabilizar a progressão do ceratocone. O tratamento associa a riboflavina (vitamina B2) à luz ultravioleta, estimulando novas ligações nas moléculas do colágeno da córnea, fortalecendo-a e estabilizando o ceratocone. O crosslinking de córnea é realizado com anestesia em colírio. Consiste na remoção dos 8 mm centrais do epitélio da córnea e, logo em seguida, instilação de solução de riboflavina (vitamina B2) a cada 5 minutos, por 30 minutos, para embeber o tecido corneano dessa substância. Após este tempo, a córnea é exposta aos raios UV por 30 minutos.

 

Após o procedimento, o paciente usa uma lente de contato que funciona como curativo até a completa cicatrização do epitélio da córnea, que demora entre 5 e 7 dias.

A iridotomia é a realização de uma abertura (“furo”) na periferia da íris, facilmente realizada usando o Yag laser. É indicada na maioria dos casos de glaucoma de ângulo fechado, sobretudo em pacientes que já tiveram crises de glaucoma agudo, para evitar novas crises.

Indolor e rápido. Às vezes é necessário mais de uma sessão de laser para complementar o tratamento.

Laserterapia de Retina

A Clínica Focus dispõe do mais moderno tipo de laser para o tratamento de algumas doenças da retina, como a retinopatia diabética, edema macular diabético, coroidopatia serosa central e tratamento preventivo do descolamento de retina.

É utilizado o laser de diodo amarelo, com tecnologia micropulso, que permite o tratamento mais seguro das doenças da mácula, além de permitir o tratamento com menos desconforto, comparado com o laser de diodo verde. O equipamento também utiliza a tecnologia “multispot” (múltiplos disparos), que aumenta a precisão e rapidez do procedimento.

A Clínica Focus oferece todo o arsenal cirúrgico para o tratamento de glaucoma. A cirurgia de glaucoma ideal depende do tipo de glaucoma, do estágio em que a doença se encontra e do sua taxa de progressão.

As cirurgias realizadas são:

 

Trabeculectomia

É uma cirurgia realizada para criar uma nova via de drenagem do humor aquoso (líquido que preenche o olho). O humor aquoso flui para o espaço subconjuntival, geralmente levando a uma elevação da conjuntiva, referida como uma bolha filtrante. Através desta técnica, conseguimos baixar a pressão intraocular  e controlar o glaucoma.

 

Implante Valvular

O implante de drenagem é um dispositivo colocado embaixo da conjuntiva, ligado a um tubo que é colocado dentro do olho, por onde drena o humor aquoso. Este tubo realizará a drenagem do humor aquoso e consequentemente a diminuição da pressão intraocular.

Gonioscopy-assisted Transluminal Trabeculotomy (GATT)/ Kahook / Istent

São as técnicas mais modernas e seguras de cirurgia para o glaucoma. A cirurgia tem por objetivo utilizar os canais de drenagem que nós já temos, aumentando o fluxo de humor aquoso. Podemos realizar as cirurgias minimamente invasivas como uma cirurgia isolada ou em conjunto com a cirurgia de catarata em pessoas que possuem glaucoma iniciais ou moderados.

Trabeculoplastia

Este procedimento usa o laser para atingir a malha trabecular (região do ângulo entre a córnea e íris responsável por escoar o líquido do interior do olho) com o objetivo de alterar os espaços dessa malha e aumentar o escoamento do líquido intraocular (humor aquoso) e, assim, reduzir a pressão intraocular. É indicado em casos de glaucoma de ângulo aberto. Em alguns casos é necessário mais de uma sessão para complementar tratamento.

 

Ciclofotocoagulação transescleral micropulsada

É um procedimento  a laser realizado com laser díodo no centro cirúrgico com anestesia local e sedação. O laser é aplicado sobre a zona do olho que produz humor aquoso (corpo ciliar), tendo como objetivo diminuir a produção do humor aquoso e assim diminuir a pressão intraocular. É um procedimento onde não são realizados cortes ou incisões.